O Esporte



ORIENTAÇÃO PEDESTRE, é um esporte democrático para ser praticado por todos, desde os atletas profissionais até por pessoas que apenas querem contemplar a natureza.
Por ser um esporte onde o condicionamento físico não é a principal valência, e sim a capacidade de interpretação de mapas e seus respectivos terrenos representados e por ter suas categorias divididas em 4 níveis de dificuldade e diversas faixas-etárias de crianças aos mais experientes, podendo correr sozinho ou em dupla, a corrida de orientação torna-se um atrativo para amantes da natureza que querem vivenciar uma aventura.
O esporte consiste em um percurso onde o praticante deverá seguir o mapa dirigindo-se para os pontos-de-controle (prismas), onde se registra sua passagem, ao término do percurso, vence quem passar e registrar todos os pontos-de-controle no menor tempo. Para se alcançar cada ponto-de-controle, o orientista deverá traçar a estratégia para localizar e alcançar no menor tempo possível, e dai partir para o próximo prisma e assim por diante.
A variedade de terrenos torna-se um atrativo a parte, as corridas podem ser desenvolvidas em fazendas, praias, bosques, descampados, etc, praticamente todo terreno poderá ser utilizado para uma competição desde que não traga risco a integridade física dos orientistas.
Os símbolos utilizados nos mapas como legenda são diversos, porém padronizados num sistema denominado ISOM 2000. Abaixo podemos ver a descrição desses símbolos, basta clicar em cima para ampliar a imagem.